k [GRIFO NOSSO] - Recortes do Moura - UOL Blog

[GRIFO NOSSO] - Recortes do Moura


Sábado , 07 de Outubro de 2006


Muralha da China

 

O homem mais alto do planeta, o chinês Xi Shum, chega ao Brasil dia 8 para promover o Guiness 2007, que sai aqui pela Ediouro. Shum mede 2,36m.

 

 

Jogo sujo

 

Veja como é suja a guerra eleitoral na internet. Adeptos do tucano Alckmin espalham que Lula é dono de duas fazendas em Mato Grosso, presenteadas pela canadense Bombardier.

Já eleitores do PT entopem a rede com um e-mail que acusa Alckmin de ser favorável a maldades contra animais. Há até comunidade no Orkut. Meu Deus...
  

Ancelmo Gois. O GLOBO, 07 out. 2006, grifo nosso.

  

Escrito por Moura às 08:33
[ ] [ envie esta mensagem ]

Sexta-feira , 06 de Outubro de 2006


PSDB nunca mais

Faço coro com dois de meus escritores favoritos:

 

" [...] as políticas do PSDB e do PT ganham contornos diferentes. Os dois partidos tiveram desvios éticos? Sem dúvida. Como ironiza Jesus, atire a primeira pedra quem não tem pecado… Errar é humano. Persistir no erro é abominável. Se um membro da família erra, não se pode condenar por isso toda a família. O grave é quando a família toda abraça o caminho do erro.

 

Este foi o caso do PSDB, partido de Alckmin, nos 8 anos em que FHC (Fernando Henrique Cardoso) governou o Brasil (1994-2002). Empresas públicas foram privatizadas. Grandes empresas brasileiras - Vale do Rio Doce, Embratel, Telebrás, Usiminas etc - patrimônios do povo brasileiro, cujos lucros engordavam os cofres do Estado, foram vendidas a preço de banana, e os lucros passaram a ser embolsados por corporações privadas, muitas delas estrangeiras.

 

Lula não privatizou o patrimônio público. Eleger Alckmin pode ser o primeiro passo para a privatização da Petrobras, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios [...] (Frei Betto. Carta aberta aos eleitores cristãos, grifo nosso. Texto completo em http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=24686).

 

 

"Geraldo Alckmin representa o velho projeto das classes dominantes. Não sem razão os banqueiros e os grandes industriais o apoiaram, pois sentem afinidade de classe e comunhão de propósitos: garantir políticas ricas para os ricos e pobres para os pobres. Notoriamente não possui carisma e não apresenta nada de realmente inovador, capaz de suscitar uma nova esperança. A retórica que usa é despistadora. Mas cabe à análise pôr à luz os interesses de classe ocultos. A macroeconomia que enfeudou a política, seguirá seu curso neo-liberal deixando fatalmente anêmica a política social. Sua vitória representará o retorno daqueles que sempre construiram um Brasil para si, sem o povo ou contra o povo.

 

Lula dá corpo a um projeto de mudança. [...] Tirar Lula é tirar nosso poder, dirão, é anular nossa vitória, é abortar nossa esperança [...] (Leonardo Boff. O que está em jogo na reeleição presidencial, grifo nosso. Texto completo em http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=24685)".

 

Escrito por Moura às 12:56
[ ] [ envie esta mensagem ]

Greve de fome

E eu tô preocupado com o Lula. Essa é a grande pergunta que o Brasil faz: O Lula já sabe que vai ter segundo turno?

 

Ele é sempre o último a saber! Algum 'açeçor' tem que avisar: 'Lula, vai ter segundo turno'. 'Não sabia! Não sabia. Chama a Polícia Federal, vamos investigar.'

 

E essa: Garotinho apóia Alckmin. Cruzes, é o primeiro garotinho que gosta de chuchu. Garotinho gosta de Big Mac, pirulito, Michael Jackson.

 

Ou então foi a Rosinha quem obrigou o apoio: 'Se você não comer chuchu vai ficar uma semana sem jogar videogame'.

 

E será que o Garotinho vai fazer greve de fome pro povo votar no Alckmin?

 

E será que a elegantérrima dona Lu, ops, dona Daslu Alckmin vai subir no palanque ao lado da Rosinha? Brega e chique no palanque! Rarará.

 

É mole? 

 

José Simão. O POVO, Fortaleza, 05 out. 2006, excerto, grifo nosso.

 

Escrito por Moura às 12:21
[ ] [ envie esta mensagem ]

Deus o tenha

 

Dona Gramática, que já sofreu com o horário gratuito do primeiro turno, agora anda aborrecida com Denise Frossard, candidata do PPS no Rio.
É que a ex-juíza, data venia, disse que Mário Covas "está se removendo (aaaiii!) no túmulo" por causa do apoio de Garotinho a Alckmin. Quem morreu aí e se revirou no túmulo, francamente, foi seu Vernáculo.

  

Ancelmo Gois. O GLOBO, 06 out. 2006, grifo nosso.

 

Escrito por Moura às 12:10
[ ] [ envie esta mensagem ]

Jogo sujo

Política com "p" minúsculo.

 

Santinho do PFL mostrava imagem de Lula com número de Alckmin

 

"Em uma suposta tentativa de induzir os eleitores a votarem no candidato a presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, o PFL de Pernambuco distribuiu na zona rural e em algumas cidades do sertão pernambucano "santinhos" com a imegem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o número de urna do candidato tucano. Se comprovada, a informação, divulgada pelo portal Supramax (www.supramax.com.br), pode levar a um processo na justiça eleitoral contra candidatos do PFL de Pernambuco [...] (O DIA, 5 out. 2006 às 14:01:00)".


 

Escrito por Moura às 12:05
[ ] [ envie esta mensagem ]

Sai de baixo

Um verdadeiro absurdo: Reportagem d'O DIA de ontem:

 

Grampeador atinge cabeça de idosa em rua do Centro

 

"A aposentada Marlene Silveira Velasquez, 63 anos, foi atingida na cabeça por um grampeador na esquina das avenidas Passos e Presidente Vargas, Centro, na tarde desta quarta-feira. A mulher foi atendida por bombeiros e levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, onde precisou levar 10 pontos. A polícia está investigando de que prédio despencou o objeto (O DIA, 5 out. 2006 - 11:40:00, grifo nosso)".


 

Escrito por Moura às 12:00
[ ] [ envie esta mensagem ]

Sonho de infância

Quando criança eu nem imaginava que um dia haveria algo como a Internet, mas sonhava com alguma tecnologia em que vendo o globo terrestre numa tela poderia ir aproximando, aproximando, até chegar no quintal da minha casa. Pois bem, meu sonho se realizou com o Google Earth.

 

Quando descobri o programa do Google fiquei horas e horas procurando a casa de parentes e amigos. Minha digníssima esposa disse que eu estava parecendo criança. E naquele momento eu tinha mesmo voltado a ser.

 

Um outro sonho de minha infância, porém muito mais difícil de se realizar, era me teletransportar (sumir num lugar e aparecer num outro) como no seriado Jornada nas Estrelas. Uma matéria que li hoje n'O GLOBO On-line me fez relembrar:

 

"O teletransporte usado pelos personagens do seriado de ficção científica "Jornada nas Estrelas" ("Star Trek") - solução ideal para trânsitos congestionados ou vôos intermináveis - ainda está muito distante da realidade, mas um passo importante acaba de ser dado nesta direção. Segundo um estudo publicado na última edição da revista "Nature", físicos dinamarqueses teriam conseguido transferir dados entre dois pontos distantes meio metro um do outro, sem a utilização de um meio de transporte convencional. Usando um método inédito, eles também teriam conseguido, pela primeira vez na história, teletransportar luz e matéria ao mesmo tempo.

A experiência desenvolvida pelo pesquisador Eugene Polzik e sua equipe no Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, envolveu um objeto atômico macroscópico contendo milhares de bilhões de átomos. O feito, que também contou com a colaboração de Ignácio Cirac, do Instituto Max Planck para Óptica Quântica em Garching, Alemanha, pode ajudar no desenvolvimento da chamada "computação quântica", uma tecnologia que pode resultar na produção de computadores ultra-rápidos.

- [Essa pesquisa] é um passo adiante, porque pela primeira vez envolve teletransporte entre luz e matéria, dois objetos diferentes. Um carrega a informação e o outro a guarda - disse Polzik. [...] (Publicada em 05/10/2006 às 11h36m, grifo nosso. Com informações da Reuters, Londres).

  

Escrito por Moura às 11:57
[ ] [ envie esta mensagem ]

Crivella faz Cabral desistir de casamento

Li a pouco n'O GLOBO On-line: "O senador Marcelo Crivella (PRB) disse, nesta quinta-feira, no Rio, que condicionou seu apoio ao candidato Sérgio Cabral Filho (PMDB), no segundo turno da eleição estadual, à retirada do projeto de emenda constitucional, de autoria do peemedebista, que permitiria a união civil entre homossexuais. Cabral, que esteve, nesta quinta, em Brasília, para um encontro com o presidente Lula, retirou o projeto de tramitação, em caráter definitivo. Em troca, Crivella participará formalmente da campanha, pedindo votos para Cabral e subindo em seu palanque [...] (publicada em 05 out. 2006 às 19h57m)".

 

Oportunismos à parte, engraçada foi a manchete dessa matéria - bolada claramente para chamar atenção:

 

"Cabral desiste de casamento gay para ficar com Crivella".

 

Escrito por Moura às 11:44
[ ] [ envie esta mensagem ]

Quinta-feira , 05 de Outubro de 2006


Palpite

Sem o compromisso de nenhum Ibope e sem fazer qualquer pesquisa, meu palpite é que Lula será reeleito com 53,5% dos votos válidos.

 

Escrito por Moura às 10:58
[ ] [ envie esta mensagem ]

Ah, bom!

 

De Cesar Maia, ao explicar por que convidou Clodovil para ingressar no PFL:

 

— Ele é amigo. Qualquer besteira que faço, me defende na TV. Além disso, representa segmento interessante do eleitorado, o... o... o... televisivo.

 

 

120 segundos

 

Teve lances cinematográficos a disputa entre as Casas Bahia e a Coca-Cola pela compra de uma cota de publicidade da TV Globo para a temporada de futebol 2007, um negócio de R$ 100 milhões.


É que a proposta da Coca chegou, acredite, dois minutos depois de encerrado o prazo.


A emissora sequer abriu o envelope e declarou a rede de varejo vencedora.

  

Ancelmo Gois. O GLOBO, 05 out. 2006, grifo nosso.

 

Escrito por Moura às 09:47
[ ] [ envie esta mensagem ]

Quarta-feira , 04 de Outubro de 2006


Um escândalo

“Não sei o que apresentar, não sei nem mesmo se existe política neste país".

 

"O mundo por acaso é diferente disso? Vou concordar com algumas coisas e discordar de outras".

 

Declarações do estilista Clodovil Hernandez, eleito deputado federal em São Paulo pelo PTC, que também garantiu que sua primeira providência será inspecionar a mobília do gabinete que ocupará no Congresso.

 

O desempenho de Clodovil, candidato pela primeira vez, que obteve nada menos que 493.951 votos, surpreendeu até os políticos e analistas mais experientes.

 

Adaptado d'O DIA On-line, 03 out. 2006 (11:05:00), grifo nosso.

 

Escrito por Moura às 08:32
[ ] [ envie esta mensagem ]

Bastante otimista, Jandira votou no início da tarde, na escola Cozio Barcellos, em Copacabana. “Todas as indicações apontam para a vitória. Amanhã mesmo começo a planejar meus projetos para o Senado. Espero que o Rio volte a ter orgulho da representação no Senado”, cantou vitória.


 

O DIA On-line, 01 out. 2006 (22:10:00), grifo nosso.

 

* * * * *

 

Cantou vitória antes do tempo e entrou pelo cano. Com o perdão do trocadilho: o planejamento dela para o Senado foi abortado.

 

Escrito por Moura às 08:24
[ ] [ envie esta mensagem ]

Segunda-feira , 02 de Outubro de 2006


Moreno

Duas notas retiradas do blog do Moreno n'O GLOBO On-line:

 

Lula diz que Collor pode ajudar o Congresso

 

Lula surpreende:

Disse que Collor pagou um castigo de 14 [anos] e agora com a sua experiência de ex-presidente da República pode trazer contribuições valiosas no Congresso.

Como diria o Ancelmo Gois: Meu Deus.

O Lulinha Paz e Amor já tá exagerando.

 

Jorge Bastos Moreno  - 2/10/2006 - 17:02

 

 

Lula e o Rio

 

Já era previsível: Lula anuncia que vai subir no palanque do Sérgio Cabral.

 

Jorge Bastos Moreno  - 2/10/2006 - 16:48

 

http://oglobo.globo.com/blogs/moreno/Default.asp

 

Escrito por Moura às 16:24
[ ] [ envie esta mensagem ]

Paulicéia desvairada

 

A eleição para deputado federal em São Paulo apontava, como os mais votados, Paulo Maluf, Celso Russomano e Clodovil.

 

E ainda falam que o Nordeste não sabe votar.

 

Ancelmo Gois. O GLOBO, 02 out. 2006.

 

Escrito por Moura às 09:39
[ ] [ envie esta mensagem ]

Política de merda

 

Lula sempre teve um elenco de artistas maior que o da Globo. Mas agora a turma anda meio arredia.

 

Quem quebrou o silêncio dos intelectuais foi Paulo Betti ao dizer — ou constatar — que "fazer política é colocar a mão na merda".

 

Mas, falando de merda e de artista, faltou a Lula ouvir Chico Buarque, que no início do governo brincou sugerindo a criação do "ministério do vai dar merda", que avaliaria antes o impacto das decisões do governo.

 

 

Rio é diferente

 

Veja como o eleitorado do Rio é, digamos, esquisito.

 

No Brasil inteiro o duelo é entre o PT e o PSDB.

 

No Rio, o petista Vladimir Palmeira e o tucano Eduardo Paes juntos têm, até agora, miúdos 6%.

 

 

Curto circuito

 

Depois de Evo Morales, que botou a Petrobras para correr da Bolívia, o Brasil pode ter problemas no Paraguai.

 

Cresce por lá a pressão para que Itaipu pague um "preço justo" pela energia da binacional.

 

Ancelmo Gois. O GLOBO, 01 out. 2006, grifo nosso.

 

Escrito por Moura às 08:58
[ ] [ envie esta mensagem ]

EUA construirá muro na fronteira com a América Latina

 

O Senado dos Estados Unidos autorizou na sexta-feira a construção de uma cerca ao longo da fronteira de Estados Unidos com o México, enviando ao presidente George W. Bush, antes das eleições de 7 de novembro, um projeto de lei que os Republicanos acreditam irá mostrar o esforço da atual administração em conter a imigração ilegal.

 

O projeto de lei elaborado pelos Republicanos, autorizando a construção da cerca de 1.125 quilômetros, foi um dos últimos antes dos congressistas deixarem Washington para as campanhas eleitorais. Com 80 votos a favor e 19 contra, o Senado aprovou o projeto de lei, que já havia passado na Câmara dos Deputados e agora tem de ser assinado pelo presidente. [...]

 

Congresso dos EUA aprova construção de cerca ao longo da fronteira com o México. O GLOBO On-line. 30 set. /2006 às 12h46m . Com notícia da agência Reuters.

 

* * * * *

 

Destaquei aqui alguns comentários deixacos por leitores d’O GLOBO On-line no referido site:

 

* Todo país é soberano e tem as suas leis. Elas são criadas para estabelecer regras, direitos e limites. Se a imigração ilegal nos Estados Unidos precisa ser controlada, não vejo porque discutir esta decisão.

 

* Igualzinho a qualquer governo de força como a Alemanha Nazista, Israel, URSS, etc.

 

* Cada país tem que adotar as medidas que achar melhor para evitar a imigração ilegal, soberanamente e sem a interferência de ninguém. Mas, seria bom que o Bush também reconhecesse a soberania do "resto do mundo", permitindo que os demais a exercessem sem a sua interferência criminosa.

 

* DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS. Eles criticaram tanto o muro de BERLIN achando-o anti-democrático e agora fazem a mesma coisa na divisa de seu próprio território com o MÉXICO. Parecem até o FHC: - Esqueçam o que eu escreví !

 

* Toda liberdade vem acoplada à uma responsabilidade. Os EUA têem todo direito de se separarem do resto da AL.

 

* acho que deviam ser fechados os portos aos EUA. Quem são esses bobalhões para se acharem superiores ? Proponho um boicote mundial à soberba americana. quando não tiverem a quem vender seus produtos, talvez abaixem a crista. Eu conheço boa parte do mundo e NUNCA FUI E NUNCA IREI a um país tão ridículo quanto os EUA. Merecem todos os atos revanchistas que lhes são oferecidos.

 

* Cada país deve tratar de seus prolblemas com soberania,portanto os EUA razão em impedir a entrada dos ilegais.Se fossem bons o Mexico não deixariam sair.

 

Escrito por Moura às 08:56
[ ] [ envie esta mensagem ]

Ao pé da letra

Leitor de blog costuma não gosta de textos extensos, mas publicarei na íntegra o artigo do Professor Pasquale de ontem. Inteligentíssimo! Dá sua aula de Português e, ao mesmo tempo, alfineta Lula no dia das eleições.

 

"Pseuda-inteligência"

 

A coisa está feia, caro leitor, feia, feia, feia. Parodiando o que diz aquela inteligente canção dos Titãs, a coisa está feia, muito feia demais. No começo da semana, o presidente da República atirou em seus amigos (ou ex-amigos, sabe-se lá). Usou palavras como "imbecilidade" e "barbárie" para se referir ao que fizeram os pais da genial idéia de vender ou rifar um certo dossiê contra... Você sabe do que se trata, não?

Pois bem. Na segunda-feira, em entrevista concedida a emissoras de rádio, Lula usou a expressão "pseuda-inteligência", que, na tela de algumas emissoras de televisão, virou "pseudo-inteligência". Logo em seguida, empregou esta construção: "Não é porque um bando de aloprados resolveram...". E na tela das TVs "resolveram" virou "resolveu" ("Não é porque um bando de aloprados resolveu..."). Por que as alterações na transcrição da fala de Lula, ou seja, por que as "correções"? Será que isso foi feito para que se evitasse um constrangedor "sic"? Aliás, o que será esse tal de "sic"? Trata-se de uma palavra latina, que significa "assim", "deste modo". Em geral, é empregada quando se quer deixar claro que o que se transcreve é fiel ao original, ainda que pareça estranho ou que seja errado.

Mas será que o presidente de fato escorregou nos dois casos? Em se tratando das variedades formais da língua, Lula tropeçou ao dizer "pseuda-inteligência", mas - é bom dizer - tropeçou como tropeçam e tropeçariam milhões de brasileiros, a começar pelos supostamente letrados. Que fez o presidente? Cheio de boas intenções, estabeleceu concordância entre "pseudo" e "inteligência", ou seja, usou "pseudo" como se fora adjetivo. Em linguagem formal, não é; é um elemento de composição, portanto invariável. É sempre antepositivo, ou seja, é sempre anteposto a outra palavra, para com ela formar uma outra, o que ocorre em "pseudocientista", "pseudociência" ou "pseudo-inocente", por exemplo. Proveniente do grego, esse elemento significa "mentiroso", "falso", "enganador". A pseudociência, portanto, não é ciência; é algo que se quer fazer passar por ciência, mas não é ciência. O pseudo-inocente não é inocente, mas... É melhor deixar isso pra lá.

Na linguagem informal, é cada vez mais comum o emprego de "pseudo" como adjetivo, o que já é citado pelo "Houaiss": "Modernamente, em linguagem informal, que não pertence ao dialeto culto, vem sendo empregado como adjetivo qualificativo". Em seguida, esse grande dicionário dá dois exemplos ("pseudos amigos" e "pseudas flores"). Ocorre que Lula falava a algumas emissoras de rádio, e não usava o tom de linguagem que se usa nas conversas de corredor. A expressão adequada à linguagem empregada seria "pseudo-inteligência".

Convém lembrar que esse elemento só é seguido de hífen quando se lhe agrega palavra iniciada por vogal, "h", "r" ou "s" (pseudo-inocente, pseudo-revolucionário, pseudo-humanista, pseudo-socialista etc.). Nos demais casos, nada de hífen (pseudopresidente, pseudotrabalhador etc.).

E a segunda expressão de Lula ("...um bando de aloprados resolveram")? Já tratei disso aqui, mais de uma vez. Quando o sujeito é formado por expressões como "um grupo de turistas", "a maioria dos jornalistas", "a maior parte dos escritores", "grande parte dos jogadores" etc., há duas possibilidades: a) empregar o verbo na terceira pessoa do singular ("A maioria dos alunos preferiu ficar", Um bando de aloprados resolveu"), caso em que se coloca em evidência o conjunto, o grupo, representado, no caso, pelas palavras "maioria" e "bando", respectivamente; b) empregar o verbo em concordância com o elemento formador do grupo, que, no caso de Lula, é "aloprados" ("...um bando de aloprados resolveram"), caso em que se colocam em evidência os formadores do conjunto ("aloprados"). Ao "corrigir" a fala de Lula, as emissoras de TV mais confundem do que esclarecem. Convém deixar claro que, com a forma escolhida, Lula enfatizou os formadores do grupo (os aloprados, de acordo com o presidente).

Pois é, caro leitor, cada um escolhe os assessores como bem entende, não é? Depois, dependendo do caso, explica os fatos também como bem entende, certo? Pelo jeito, não foi na concordância que o presidente errou; foi em outro território. E quem quiser que conte outra.

Até domingo. Um forte abraço.

 

Pasquale Cipro Neto. O POVO, Fortaleza, 01 de out. 2006, grifo nosso.

 

Escrito por Moura às 08:54
[ ] [ envie esta mensagem ]



DEIXE SEU COMENTÁRIO


Visitante Número

Google
GRIFO NOSSO

Web

Perfil

Meu perfil
BRASIL, Homem, de 26 a 35 anos

Histórico

Outros Sites







JORNAIS DE HOJE










Blog do Ancelmo Gois Papo de Pão-duro GRIFO NOSSO - Os recortes do Moura


KR7 Sr. Hype Tiopunk.com GRIFO NOSSO - Os recortes do Moura





eXTReMe Tracker