k [GRIFO NOSSO] - Recortes do Moura - UOL Blog

[GRIFO NOSSO] - Recortes do Moura


Sábado , 11 de Novembro de 2006


O Brasil de foice e martelo

Do Aroeira n'O DIA de domingo (amanhã), sobre o primeiro comunista a assumir a presidência do Brasil:

 

 

Escrito por Moura às 22:56
[ ] [ envie esta mensagem ]

Brasil: País comunista por um dia

Por 24 horas, Aldo [Rebelo] será primeiro comunista presidente do Brasil

 

Durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Venezuela, entre domingo e segunda-feira, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), será o primeiro comunista a assumir a Presidência do Brasil. Ele vai ocupar o cargo interinamente porque o vice-presidente, José Alencar, está em Nova York, onde irá se submeter a uma cirurgia.

 

É também a primeira vez que um comunista "de carteirinha", da linhagem da Terceira Internacional (o velho Comintern stalinista), chega à presidência de uma democracia ocidental, sem revolução ou golpe de Estado.

 

- Esse fato (ocupar a Presidência) é uma expressão do amadurecimento da vida democrática no Brasil. Mesmo que seja só uma formalidade constitucional, mostra ao mundo o dinamismo e a mobilidade exemplares que nossa democracia proporciona - disse Aldo.

 

[...]

 

Um dos últimos partidos stalinistas do planeta, o PCdoB chega à Presidência do Brasil 17 anos depois da queda do Muro de Berlim, que marcou simbolicamente o fim do chamado "socialismo real" no dia 9 de novembro de 1989.

 

[...]

 

No gabinete pessoal, Rebelo tem retratos dos comunistas Vladimir Lenin, Josef Stalin e Mao Tse-Tung. Para a sala de presidente da Câmara, levou bustos de outros ídolos políticos: Simon Bolívar e Abraham Lincoln [...]".

 

O GLOBO Online - com notícias da Reuters, 10 nov. 2006 às 22h56m, grifo nosso.

 

Escrito por Moura às 21:02
[ ] [ envie esta mensagem ]

Pérolas dO DIA

 

 

Não é por implicância... Eu sei que as letras "s" e "d" são vizinhas no teclado. Mas realmente eu não entendi de primeira o que poderia significar a chamada "Com voz manda, cobrador foi o herói do dia", hoje, na primeira página d’O DIA Online.

 

A matéria era sobre um indíviduo chamado André Luiz Ribeiro, de 38 anos, que, por ciúme da ex-mulher, manteve 50 passageiros de um ônibus reféns por 10 horas.

 

Na matéria completa o erro estava corrigido.

 

 

Mais sobre o sequestro, na reportagem "Pesadelo a bordo do 499" do mesmo O DIA Online.

 

Outra "pérola" da mesma página do mesmíssimo jornal foi o estrangeirismo 'top 5'. Explicavam que se vencer, e dependendo de outros resultados, o time Vasco pode terminar a rodada de jogos deste fim de semana entre os cinco primeiros na classificação do campeonato.

 

Eu, que não sou jornalista, até posso escorregar de vez em quando, mas jornal de grande circulação não.

 

Cinco primeiros... 'Top 5' - com ou sem aspas - só nos jornais da terra do Bush, da rainha, ou de outros países anglófonos.


Já o meu Fluminense... Sugiro que o presidente do clube banque psicólogos para os torcedores também. Ninguém merece esse time.

 

Escrito por Moura às 10:19
[ ] [ envie esta mensagem ]

Sexta-feira , 10 de Novembro de 2006


Essas duas fotos coincidentemente tiradas no Piauí, foram publicadas em 2004 na coluna do José Simão no portal da UOL:

 

Genérico do Carrefour

 

 

Aviso num posto de gasolina

 

Escrito por Moura às 09:28
[ ] [ envie esta mensagem ]

Quinta-feira , 09 de Novembro de 2006


Curtas d'O DIA

Açim não dá

 

Trecho final da carta enviada a candidatos a emprego reprovados no processo de seleção da Ocean Air: "AgradeÇemos a sua participação".

 

Quase pecado

 

Jornal oficial da Arquidiocese do Rio, 'O Testemunho de Fé' teve recolhida toda a edição do último fim de semana. Na primeira página, o nome do Papa foi trocado para Bento VI. A tiragem de 10 mil exemplares, precisou ser reimpressa.

 

Ricardo Boechat. O DIA, 09 nov. 2006, p. 05, grifo nosso.

 

* * * * *

 

Vale Cultura

 

O ministro Gilberto Gil tem pronto o decreto que institui o tíquete-cultural - que dará ingressos gratuitos em cinemas, teatros, circos e bailes. A proposta já passou pelo crivo da Casa Civil.

 

Dacio Malta. O DIA, 09 nov. 2006, p. 02, grifo nosso.

 

Escrito por Moura às 14:15
[ ] [ envie esta mensagem ]

Tá com fome?

 

Lula, reeleito, está de bom humor. Na audiência com Roberto Requião, segunda, no Palácio do Planalto, até brincou: "Não tem nenhuma semente perdida aqui no gabinete não, né?" Na última visita de Requião, o governador do Paraná pôs na boca uma semente da Embrapa, mostrada pelo presidente, e só não engoliu porque Lula avisou que não era de comer.

 

Ancelmo Gois. O GLOBO, 09 nov. 2006, grifo nosso.

 

* * * * *

 

Vamos relembrar o episódio citado pelo Ancelmo:

 

"O governador Roberto Requião passou por um vexame logo após o encontro com o presidente Lula, nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente abriu um vidro com um produto vegetal para mostrar ao governador. Este estendeu a mão e, rapidamente, colocou na boca para experimentar. Era mamona, não comestível. Mesmo com Lula avisando, que era mamona, o governador exclamou; "Bom". Visivelmente constrangido, o presidente falou, com voz e cabeça baixa, "Isso tem toxina, não pode comer". Requião virou-se de costas para as câmaras e cuspiu rapidamente o produto. A cena foi levada ao ar pelo Jornal Nacional, da Rede Globo.

 

Lula não havia oferecido a mamona para Requião comer. Ele apenas queria mostrar o vegetal que faz parte do programa biocombustível, que o presidente também lançou nesta sexta-feira. A mamona pode ser transformada em combustível" (Gazeta do Povo Online, 03 fev. 2006, grifo nosso).

 

* * * * *

 

Confira as imagens das reportagens do Jornal Nacional e do Jornal da Globo, respectivamente, disponíveis no YouTube:

 

 

Escrito por Moura às 14:03
[ ] [ envie esta mensagem ]

Quarta-feira , 08 de Novembro de 2006


Parcerias

O nosso mais novo blog parceiro, o Anti-Sociais, publicou hoje um post divulgando as novas parcerias. Muito legal!

 

 

Anti-Sociais também merece a sua visita. Hoje, por exemplo, está recheado de charges, fotos inusitadas, ironias e muita diversão. Imperdível!

 

Neste primeiro dia de parceria, sete visitantes deste GRIFO NOSSO vieram de lá.

 


 

Por outro lado, a nossa mais antiga parceria, é a do conterrâneo Cérebro Banana, com seus temas variados e divertidos.

 

 

Hoje mais quatro visitantes deste GRIFO NOSSO vieram com a recomendação desse parceiro.

 

Escrito por Moura às 22:59
[ ] [ envie esta mensagem ]

Chuva inusitada e perigosa

"Chove" parafuso no Centro do Rio

 

"'Choveu' parafuso ontem no Centro do Rio. Em frente ao prédio do Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, na Avenida Almirante Barroso, os objetos caíram várias vezes durante a tarde.

 

Na primeira 'chuva', por volta das 14h50, os parafusos atingiram o carro de Paulino Silva Costa, um Corsa. Mais tarde, um caminhão da companhia Emtel também foi alvejado.

 

Os pedestres se arriscavam no local para recolher os objetos, que, provavelmente, estavam sendo atirados de um dos prédios da avenida".
 

Tribuna da Imprensa, 08 nov. 2006, grifo nosso.

 

Escrito por Moura às 09:54
[ ] [ envie esta mensagem ]

Língua deturpada

Gostei do que o jornalista Helio Fernandes escreveu hoje no seu Tribuna da Imprensa: 

 

"O professor Arnaldo Niskier, em excelente entrevista a Carla Giffoni, criticou duramente o que chamou de 'internês'. E acusa os jovens de "preguiça" de escrever. Magnífico.

 

Mas Niskier precisa se voltar para a televisão, que sem preguiça e com magníficos salários deturpa diariamente a língua, e todos aceitam.

 

Um exemplo: os jornais, até os mais importantes e pretensiosos, começam assim: 'Veja NESSA edição'. É óbvio que deveriam dizer NESTA edição.

 

Ontem no arrogante 'Bom Dia, Brasil' disseram que um brasileiro ganhou a MAIOR maratona do mundo. Não existe essa MAIOR maratona, todas têm 42 mil 190 metros. Queriam dizer a mais CONCORRIDA, coisa inteiramente diferente.

 

Quase todos os comentaristas esportivos assinalaram: 'O árbitro ANULOU CORRETAMENTE 1 gol do São Paulo'. Não ANULOU. O árbitro apitou junto com o chute do jogador. Portanto não ANULOU nada, apenas deixou de validar 1 gol que não houve.

 

O massacre da língua é diário e geral. Se fosse relacionar tudo, Nossa Senhora, não haveria espaço disponível".

 

Helio Fernandes. Tribuna da Imprensa, 08 nov. 2006, grifo nosso.

 

Escrito por Moura às 09:46
[ ] [ envie esta mensagem ]

Feriadão no aeroporto

[...] E brasileiro não tem sorte. Pra ir pro feriadão, aquele caos no aeroporto. Aí você torce pra não conseguir voltar, e tudo se normaliza!

 

Você podia chegar no serviço dois dias depois e ainda falar: 'Vim de avião'.

 

E o blog Rabiscos do Brum revela por que os vôos foram normalizados: 'Informamos aos senhores passageiros que contratamos o piloto Rubens Barrichello para normalizar nossas saídas'. Rarará!

 

É mole? 

 

José Simão. O POVO, Fortaleza, 08 nov. 2006, excerto.

 

Escrito por Moura às 09:36
[ ] [ envie esta mensagem ]

Party of the democracy

Eleição cheia de problemas
 

Confusão com urnas eletrônicas em estados levanta suspeita sobre segurança da votação

 

WASHINGTON - Indefinição e problemas com urnas eletrônicas, que fizeram os americanos temerem novas suspeitas de fraude como na disputa que colocou o presidente George W. Bush no poder em 2000, marcaram as eleições nos EUA ontem. Defeitos em urnas fizeram com que eleitores em pelo menos seis estados, como Ohio, Indiana e Flórida, fossem obrigados a usar as cédulas de papel. Em alguns condados, o horário de votação chegou a ser prorrogado em duas horas por conta dos atrasos [...].

 

O DIA Online, 08 nov. 2006 às 00:20:00, grifo nosso.

 

* * * * *

 

Como diria o Ancelmo Góis: Deve ser difícil viver num país assim.

 

Escrito por Moura às 08:42
[ ] [ envie esta mensagem ]

Do Aroeira n'O DIA  de ontem, sobre a condenação de Saddam Hussein à forca:

 

 

Escrito por Moura às 08:20
[ ] [ envie esta mensagem ]

Terça-feira , 07 de Novembro de 2006


Agora são outros quinhentos

O nosso visitante número 500 foi um(a) internauta de Belém do Pará.  Passou por aqui às 22:46, oriundo do blog parceiro Cópia Carbono.

 

Outros 05 visitantes do dia de hoje também vieram de lá.

 

Os posts sobre feriado do Dia da Consciência Negra, por outro lado, renderam 20 visitas.

 

Que venham os próximos quinhentos.

 

Escrito por Moura às 22:57
[ ] [ envie esta mensagem ]

Já que todo mundo quer saber do feriado

De hora em hora chegam visitantes nesse blog, procurando por notícias sobre o dia 20 de novembro - se é feriado ou não. O contador de visitas está disparado, mas o número de comentários curiosamente não se altera.

 

Alguns desses internautas chegaram pesquisando se o dia do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares também não seria feriado nacional. Como já postei aqui (confira a postagem anterior), existe um projeto de lei na Câmara Federal com esse objetivo. Aliás, descobri agora a pouco que são dois projetos; pois ao projeto do então deputado federal Wilson Santos (PSDB-MT), de 2002, foi anexado projeto idêntico do deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), datado em 2003.

 

Os projetos de lei 6097/2002 e 1442/2003 visam, como dizem as ementas, declarar "Feriado Nacional o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra". No entanto, a caminhada para tornar um projeto em lei pode ser longo e, sobretudo, lento. Desde o dia 08 de junho de 2004 que os projetos estão parados, apesar de já terem recebido parecer favorável da relatora, a deputada federal Iara Bernardi (PT-SP).

 

Ah, sim. Descobri que a data como feriado estadual não é exclusividade do Rio de Janeiro. Em Mato Grosso, a lei a n.º 7.879, de 27 de dezembro de 2002, também instituiu feriado em todo o estado.

 

Bom feriado, portanto, para quem é do estado do Rio de Janeiro ou do estado de Mato Grosso, da cidade de São Paulo ou da cidade de Campinas.

 

E viva Zumbi!

  

Escrito por Moura às 13:24
[ ] [ envie esta mensagem ]

Segunda-feira , 06 de Novembro de 2006


Zumbi é do PT

Continua aumentando o número de visitas. Quando se pesquisa no Google e no Cadê, sobre o feriado do dia 20 de novembro, nosso blog já aparece na primeira página. 

 

Conforme escrevi na semana passada, o dia do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares é feriado estadual no Rio de janeiro. Portanto vale para todos os 92 municípios do estado.

 

Curioso com visitas de internautas paulistas e paulistanos pesquisando sobre o mesmo feriado, resolvi pesquisar mais sobre o tema e descobri que também é feriado na capital do estado de São Paulo (Lei Municipal nº 13.707, de 7 de janeiro de 2004 - originada do projeto de autoria dos vereadores Ítalo Cardoso e Claudete Alves, ambos do PT; e promulgada pela então prefeita Marta Suplicy, do mesmo partido) e no município paulista de Campinas (Lei Municipal nº 11.128 de 14 de Janeiro de 2002, originada de um projeto de vereador Sebastião Arcanjo (PT); e promulgada pela então prefeita Izalene Tiene (PT).

 

Na capital paulista, esta será a primeira vez que o feriado será comemorado em um dia útil, já que nos dois últimos anos coincidiu de "cair" num sábado e num Domingo, respectivamente.

 

Descobri também que já existe um projeto de lei na Câmara Federal para tornar a data mais um feriado nacional. Mas o autor, pasme, é do PSDB - o atual prefeito de Cuiabá (MT) Wilson Santos, que apresentou o projeto em 2002, quando era deputado federal - quebrando, assim, a exclusividade do PT.

 

Escrito por Moura às 12:02
[ ] [ envie esta mensagem ]

Domingo , 05 de Novembro de 2006


Enfarte para todos

 

De Ruy Castro, recuperado do enfarte que sofreu há pouco mais de um mês:

 

— Começo a achar que todo homem deveria ter um enfarte, uma coisa leve, tipo grau 1, na escala Richter, de cinco em cinco anos. Apenas para obrigá-lo a tomar vergonha, cortar os excessos, caminhar um pouco e se cuidar mais.

 

 

Banheiro feminino

 

Uma experiente parlamentar, na Câmara há várias legislaturas, mandou um conselho para Manuela D’Ávila, a deputada toda linda eleita pelo PCdoB gaúcho:

 

— Eu, no lugar dela, não namorava ninguém no Congresso.

 

Depois, a fofoca corre solta...

 

Ancelmo Gois. O GLOBO, 05 nov. 2006, grifo nosso.

 

Escrito por Moura às 12:16
[ ] [ envie esta mensagem ]



DEIXE SEU COMENTÁRIO


Visitante Número

Google
GRIFO NOSSO

Web

Perfil

Meu perfil
BRASIL, Homem, de 26 a 35 anos

Histórico

Outros Sites







JORNAIS DE HOJE










Blog do Ancelmo Gois Papo de Pão-duro GRIFO NOSSO - Os recortes do Moura


KR7 Sr. Hype Tiopunk.com GRIFO NOSSO - Os recortes do Moura





eXTReMe Tracker